A conferência anual de desenvolvedores da Google começou no passado dia (7/5), e como já era de se esperar foram anunciadas várias novidades com relação ao esperado Android P.
Foram anunciadas novas funcionalidades e o lançamento da versão beta do Android p, nesta postagem iremos apresentar alguns detalhes sobre o que foi falado na conferência com relação as funcionalidades incríveis desta versão do robô verde da Google.
NOVAS FUNCIONALIDADES INCRÍVEIS DO ANDROID P
Era óbvio que surpresas relacionadas ao P seriam reveladas nesta conferência e foi oque aconteceu quando Dave Burke subiu ao pódio do I/O para falar das funcionalidades do sistema operativo.
No Android P a Google decidiu incluir a inteligência artificial (aprendizagem de máquinas). Algumas das funcionalidades que eram definidas apenas com a intervenção usuário, agora passarão a depender completamente da aprendizagem e adaptação do Android P sobre os hábitos do seu usuário.
A aprendizagem de máquinas permitiu a Google colocar no Android várias novidades incríveis.
Bateria adaptativa
Segundo Dave Burke, a bateria adaptativa usa a aprendizagem de máquina (inteligência artificial) para saber quais os aplicativos você usará dentro de algumas horas e quais você usará mais tarde. O sistema terá esta informação aprendendo com seus hábitos de uso dos aplicativos do seu dispositivo. Sendo assim o sistema ira evitar que aplicativos não relevantes num dado momento despertem, poupando assim a sua bateria.
Brilho adaptativo
Outra função dependente da aprendizagem de máquina anunciada por Dave Burke, é o brilho adaptativo. Esta funcionalidade procurara ajustar o brilho do ecrã do seu dispositivo baseando-se na aprendizagem adquirida das preferências do usuário, diferentemente do que usualmente acontece onde o brilho do ecrã adapta-se de acordo com a iluminação a que esta exposto.
App actions (acções de aplicativos) do android P
Trata-se de outra funcionalidade também dependente de aprendizagem do sistema. O app actions procura predizer qual será a tua próxima Acão baseando-se no teu padrão de uso. Como por exemplo, na demostração, digitou-se a palavra “infinity” na barra de pesquisa do Google Android, e o sistema sugeriu para comprar um bilhete para o filme vingadores: Infinity war, uma Acão presente num aplicativo chamando fandango que já estava instalado no dispositivo.
Slices (fatias) do android P
O Slice funciona quase da mesma forma que o app actions, so que aqui, ao invés de apenas uma simples acção, é apresentada fragmentos ou pedaços de interface de usuário de aplicativos, sugeridos pelo sistema. Na demostração, quando foi digitada a palavra “lyft” no Google search um pedaço de uma interface do aplicativo da lyft foi mostrada permitindo o usuário interagir com ele sem sair do Google search.
Nova experiencia na navegação
Todos estamos habituados a ver três botões no Android, o botão multitarefas, o botão home ou inicio e o botão voltar, bem isto acabou com o Android P. Ele terá apenas um único botão, o home, e o botão voltar aparecerá dependendo do contexto, quando o usuário estiver dentro dum aplicativo por exemplo.
O botão home passara agora a desempenhar também a função de multitarefa, na demonstração, bastava deslisar para cima do botão home e eram mostrados os aplicativos os aplicativos recentemente usados. Mas também o usuário poderá deslizar para direita e para a esquerda para rolar pelos seus aplicativos recentes.
Finalmente o problema com o volume foi resolvido
Já aconteceu com todos nós que uma vez queríamos abaixar o volume do dispositivo antes de colocar uma música ou um vídeo a rolar, só para descobrir depois que na verdade o volume que abaixamos foi o de toques e não o das Mídias, pois este problema acabou com o Android P, porque neste os botões do volume iram direto ao volume e não mais aos toques.
O problema com a rotação também foi resolvido
As rotações automáticas algumas vezes tem sido irritantes porque as vezes você vira o telefone não para virar a imagem mas sim apenas o ecrã para ver melhor oque seja que você esteja a ver, este problema também foi resolvido. No Android P, quando viras o dispositivo a imagem não é virada, aparece um botão que te deixará escolher se queres virar também a imagem ou não.
Bem-estar digital dos usuários
Todos sabemos como smarthones na época moderna são autênticas máquinas de hipnotização, que muitas vezes nos fazem gastar tempo fazendo coisas simplesmente irrelevantes, bem a Google pensou nisso e decidiu colocar funcionalidades que ajudaram os usuários a entender e controlar seus hábitos.
O dashboard ira permitir os usuários verem quanto tempo gastam em cada um dos seus aplicativos.
O app timer ira fazer com que os aplicativos tornem-se da cor cinza assim que o usuário exceder um tempo predefinido no app.
O wind down ira tornar, num tempo predefinido, o ecrã do dispositivo em preto branco o que reduz os estímulos ao cérebro ajudando o usuário a largar o telefone para dormir.
imagem: Google
Veja como Android P levará o teu smartphone para o próximo nível usando inteligência artificial
Reviewed by knowledge
on
9:55 AM
Rating:

No comments: