Huawei pode estar a criar o proprio sistema operativo para substituir o Android


                                                                                                                                                               

Há rumores de que a terceira maior produtora de smartphones do mundo, Huawei, esteja a criar um sistema operativo que sirva de alternativa para o Android. 


De acordo com uma fonte ligada a empresa, citada pelo portal de notícias South China morning Post (SCMP), o desenvolvimento deste sistema operativo começou em 2012, tempo em que estavam sendo acarretadas investigações pelo governo americano contra a Huawei e a ZTE, por alegada espionagem efectuada naquele país traves dos equipamentos eletrónicos comercializados por estas empresas.

As duas empresas foram declaradas ameaças à segurança nacional americana, por um comité do congresso dos EUA em 2012 e em fevereiro deste ano, as agências de inteligência norte americanas como o FBI, NSA e a CIA aconselharam ao povo americano a não usar os dispositivos daquelas duas empresas.

Fabricantes como a ZTE, a Huawei e a Xiaomi tem usado o Android produzido pela Google como sistema operativo em seus smartphones, comercializados em diversas partes do mundo.

Mas Segundo o jornal The Tew York Times, está em curso já desde 2016 uma investigação, à Huawei, pelo governo americano, por uma potencial violação de leis de exportação dos EUA.

O governo americano suspeita que a produtora do P20 pro tenha exportado produtos manufacturados nos EUA para países como síria, irão, sudão do sul e cuba oque é expressamente proibido pelo governo americano.

Em abril deste ano, por um caso igual a este, a ZTE foi banida por cerca de 7 anos, de receber hardware e software produzidos por empresas norte americanas, o que a coloca, ate a este momento, em grande risco de perder a licença para usar o Android e os serviços da Google, como o Play Store, o Gmail e o Youtube nos seus dispositivos.

Diante deste cenário, teme-se que o governo Ianque decida seguir o mesmo exemplo para com a Huawei, impedindo a empresa de usar o Android OS e o Windows 8. 

De acordo com as fontes citadas pelo SCMP, caso os EUAs decidam banir a Huawei do ecossistema Android, o sistema operativo que esta sendo produzido internamente pela empresa seria o seu substituto.

A Huawei criou aquele sistema operativo como uma estratégia para “a pior das hipóteses” e o plano veio do fundador da empresa, Ren Zhengfei, segundo declararam as fontes ao SCMP.

As fontes também declararam que a empresa ainda não lançou aquele sistema operativo, por este não ser tao bom quanto o Android, e por não possuir muitos aplicativos desenvolvidos por terceiros (o que é obvio nem?).

Quando perguntado pelo SCMP sobre o novo sistema operativo, Zhao Ming, o presidente da Honor, uma marca afilhada da Huawei, disse não haver dúvidas de que a Huawei fosse capaz de faze-lo, mas por agora, dizia ele “eu não acho que seja necessário já que trabalhamos muito proximamente com a Google e continuaremos a usar o seu sistema Android


De acordo com a SCMP, a Huawei afirmou que a empresa “não tem planos de lançar o seu próprio sistema operativo num futuro previsível”, e que ela se foca em produtos equipado pelo sistema operativo Android e adota uma “atitude receptiva em relação a OSs de mobile”. 

Haverá sucessos para um novo sistema operativo Mobile?

O mundo de sistemas operativos de smartphones foi dominado, já a um bom tempo por dois gigantes, o Android da Google e o iOS da Apple. O Android está presente em mais de 80% dos smartphones do mundo e o iOS domina o restante deixando apenas 0,1% para outros sistemas operativos. 

Num ambiente como este, um novo sistema operativo terá de batalhar duramente porque tem poucas chances de sobrevivência. 

Para a existência de um novo sistema operativo, seria necessário atrair desenvolvedores de aplicativos de terceiros para a nova plataforma, os quais não irão se não houver muitas pessoas usando a mesma plataforma, as quais não irão se esta plataforma não for melhor que as já existentes. Então, por enquanto, o Android é imbatível e insubstituível. 

Como exemplos de sistemas operativos tentarão competir com o Android, temos o Windows mobile da Microsoft, que cessou de ser produzido em outubro do ano passado, o blackberry, que adotou o Android como seu OS em 2015, e o Tizem da Samsung que decidiu migrar para as smart TVs por falta de desenvolvedores.
Huawei pode estar a criar o proprio sistema operativo para substituir o Android Huawei pode estar a criar o proprio sistema operativo para substituir o Android Reviewed by knowledge on 1:27 AM Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.