![]() |
Jan koum, o fundador e director do Whatsapp, anunciou na passada segunda-feira (30/4), a sua retirada da Facebook.
O anúncio foi feito através duma postagem na página oficial do Facebook de koum na qual ele não especifica qualquer aspecto negativo relacionado a sua saída, limitando-se a dizer:
“Tem sido quase uma década desde que Brian e eu começamos o Whatsapp, e tem sido uma jornada maravilhosa com algumas das melhores pessoas. Mas é tempo para eu seguir em frente. Fui abençoado para trabalhar com uma pequena equipa tao incrível e para ver como uma grande quantidade de foco pode produzir um aplicativo usado por tantas pessoas por todo o mundo”
Jan Koum, juntamente com Brian Acton criaram o Whatsapp em 2009 como um Messenger que usa-se o pacote de dados para o envio de mensagens curtas realçadas por ficheiros multimédia. Não passou muito tempo e o app começou a ganhar grande notoriedade em todo o mundo ate chamar a atenção do Facebook.
Em 2014, a Facebook de Mark Zuckerberg, comprou o Whatsapp por cerca de $19 bilhões, $4 bilhões foram entregues em dinheiro, $12 bilhões em ações e $3 bilhões seriam entregues no curso de quatro anos aos funcionários do Whatsapp para compartilharem.
Mark Zuckerberg, o fundador o fundador do Facebook, colocou um comentário na postagem de Koum no qual disse: “ estou agradecido por tudo que você fez para conectar o mundo, e por tudo que você me ensinou, incluindo sobre encriptação e a sua habilidade de tirar o poder de sistemas centralizados colocando-o de volta às mãos do povo. Tais valores estarão sempre no coração do Whatsapp”.
Jan Koum deixa o Facebook para “ fazer coisas que eu gosto fora da tecnologia, como o colecionamento de porshes refrigerados a ar raros, trabalhar com meus carros e jogar ultimate frisbee”
Rumores de desavenças sobre privacidade no aplicativo do Whatsapp
Ainda que não se saiba ao certo se há algum problema que leva o fundador do Whatsapp a abandonar a empresa, há vários clamores na web, como o do the whashington post os quais afirmam a existência de conflitos entre Koum e Facebook por causa de assuntos relacionados a privacidade no aplicativo.
O Whatsapp é famoso pela sua aderência à política de encriptação ponta-a-ponta, e Jan Koum era o maior defensor desta política. Muitos temem que, com a saída do fundador, o Facebook abula esta política de modo a recolher dados e introduzir anúncios na app.
Brian Acton abandonou a gigante social no ano passado, e quando surgiram as revelações do escândalo da Cambridge analytica postou o hastag #deletefacebook no seu twitter.
Foto em cima: Hubert
Foto em cima: Hubert
Criador do whatsapp abandona a Facebook
Reviewed by knowledge
on
12:16 PM
Rating:

No comments: