ZTE em risco de perder licenca do Google para usar o Android



A empresa chinesa ZTE, está banida por 7 anos de receber suplementos em hardware e software vindos de empresas norte americanas. 

Esta medida foi imposta pelo governo ianque depois que o produtor de eletrónicos chines violou um acordo assinado no ano passado com o governo americano, o qual previa a punição de 39 trabalhadores da empresa, sendo quatro deles, trabalhadores seniores, que estiveram envolvidos na violação do embargo norte-americano que proibia o transporte bens para o Irão.. 

A ZTE tem usado nos seus dispositivos hardware feito nos estados unidos como os processadores snapdragon da Qualcom, como também possui licença da Google para usufruir, dentre vários outros serviços, do maior sistema operativo mobile do mundo, o Android.

Com este banimento a licença que a empresa possui para usar o Android esta seriamente comprometido.

Por enquanto ainda não se sabe qual se a Google realmente parará de fornecer seus serviços àquela empresa chinesa mas análises levam a conclusão de que o provável é o barramento da suite de aplicativos de serviços de mobile como o play Store, e não o sistema operativo em si, já que é possível ter acesso ao código do sistema e fazer uma espécie modificada deste. 

O ZTE foi no ano passado achada culpada pelo tribunal federal do Texas, de ter ilegalmente enviado produtos norte americanos ao irão.

Como parte da resolução deste caso, em marco do ano passado, a empresa concordou em pagar uma multa de cerca de 1,2 bilhões de dólares e punir as partes envolvidas na violação, para evitar que aquela empresa fosse banida por um período de sete anos. 

Segundo o departamento do comércio ianque, a empresa foi bonificar ao invés de repreender, como estava previsto na resolução legal do caso, os trabalhadores que se envolveram nestas violações, o que levou à efetivação do seu banimento nesta segunda-feira.

No entanto já existiam outras pequenas tensões relacionadas a telecomunicações entre os EUA e a China. O governo americano já alertava ao seu público, no principio deste ano, sobre os riscos de segurança e espionagem advindos do uso de dispositivos de uma outra empresa chinesa chamada Huaweie da propria ZTE. Como consequência produtos como computadores e relógios inteligentes produzidos pela empresa deixaram de ser vendidos em alguns mercados dos EUA. 

Para analistas o barramento no uso do sistema Android seria um grande passo para trás para a ZTE, já ela depende da Qualcom para a produção de metade dos seus produtos vendidos. 

Ontem a empresa afirmou, numa declaração pública, estar ciente do barramento imposto pelos estados unidos, e disse estar a “avaliar todas as potenciais implicações que esse evento tem sobre a empresa e que esta a comunicar de forma proactiva com as partes relevantes de modo a responder conforme” 

O Android é o sistema operativo mais usado em smartphones no planeta, ele está em mais de 2 bilhões de dispositivos. Impedir que a empresa tenha acesso ao robozinho da Google pode-se comparar a uma autêntica “estrangulação” já que não restam mais quaisquer opções de competentes para substituir o Android para aquela gigante eletrónica. 

ZTE em risco de perder licenca do Google para usar o Android ZTE em risco de perder licenca do Google para usar o Android Reviewed by knowledge on 12:50 PM Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.